Uma delegação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) participou ativamente do 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de 10 a 13 de dezembro, em Brasília. O evento reuniu mais de 200 profissionais da área para discutir os desafios do jornalismo na era da inteligência artificial e a importância da defesa da liberdade de imprensa.

Representaram o Sindjornal o presidente da entidade, Alexandre Lino, a diretora de Comunicação Iracema Ferro e a Secretária de formação política Elida Miranda, além dos jornalistas que foram eleitos delegados Nathália Conrado e Lucas Araújo.
Durante o congresso, os jornalistas alagoanos participaram de plenárias e painéis que abordaram temas como a precarização do trabalho jornalístico, a importância da regulamentação das Big Techs e a necessidade de garantir a transparência no uso das inteligências artificiais. O presidente Alexandre Lino foi mediador do painel “Atuação de Jornalistas contra o fascismo e a extrema direita”.
Elida Miranda fez intervenções importantes durante os painéis, sobre a importância de fortalecer a categoria e a necessidade de avanços nos direitos dos trabalhadores.

A delegação também se uniu a uma manifestação na Câmara dos Deputados para defender a colocação em pauta da PEC do Diploma, que restabelece a exigência do diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão. Além disso, os jornalistas participaram de uma audiência pública no Senado sobre a “Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil” e lançamento do Relatório da Violência no Senado.

“A participação da delegação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas no congresso demonstra o compromisso dos profissionais da área com a defesa da liberdade de imprensa e a promoção da democracia no estado. As principais reivindicações dos jornalistas em âmbito nacional são a aprovação da PEC do Diploma, regulamentação das Big Techs, transparência no uso das inteligências artificiais, defesa da liberdade de imprensa e valorização do trabalho jornalístico. O Sindjornal continua a trabalhar para defender os direitos dos jornalistas e promover a liberdade de imprensa no estado”, assinala Alexandre Lino.


















Deixe um comentário