Jornalistas de Alagoas participam ativamente do Congresso Nacional em Brasília

Uma delegação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) participou ativamente do 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de 10 a 13 de dezembro, em Brasília. O evento reuniu mais de 200 profissionais da área para discutir os desafios do jornalismo na era da inteligência artificial e a importância da defesa da liberdade de imprensa.

Representaram o Sindjornal o presidente da entidade, Alexandre Lino, a diretora de Comunicação Iracema Ferro e a Secretária de formação política Elida Miranda, além dos jornalistas que foram eleitos delegados Nathália Conrado e Lucas Araújo.

Durante o congresso, os jornalistas alagoanos participaram de plenárias e painéis que abordaram temas como a precarização do trabalho jornalístico, a importância da regulamentação das Big Techs e a necessidade de garantir a transparência no uso das inteligências artificiais. O presidente Alexandre Lino foi mediador do painel “Atuação de Jornalistas contra o fascismo e a extrema direita”.

Elida Miranda fez intervenções importantes durante os painéis, sobre a importância de fortalecer a categoria e a necessidade de avanços nos direitos dos trabalhadores.

A delegação também se uniu a uma manifestação na Câmara dos Deputados para defender a colocação em pauta da PEC do Diploma, que restabelece a exigência do diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão. Além disso, os jornalistas participaram de uma audiência pública no Senado sobre a “Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil” e lançamento do Relatório da Violência no Senado.

“A participação da delegação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas no congresso demonstra o compromisso dos profissionais da área com a defesa da liberdade de imprensa e a promoção da democracia no estado. As principais reivindicações dos jornalistas em âmbito nacional são a aprovação da PEC do Diploma, regulamentação das Big Techs, transparência no uso das inteligências artificiais, defesa da liberdade de imprensa e valorização do trabalho jornalístico. O Sindjornal continua a trabalhar para defender os direitos dos jornalistas e promover a liberdade de imprensa no estado”, assinala Alexandre Lino.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *