Por Ufal
Com a poio da Universidade Federal de Alagoas e do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal), o jornalista Leonardo Sakamoto lança, em Maceió, o livro “O que os Coaches Não te Contam Sobre o Futuro do Trabalho”, com selo da Editora Alameda. Será na segunda-feira (23), às 19h, no Cine Arte Pajuçara.
Entre a retórica sedutora da liberdade e do empreendedorismo, e a realidade de um país que ainda reproduz velhas formas de exploração, os jornalistas Carlos Juliano Barros e Leonardo Sakamoto trazem um olhar crítico, sensível e urgente sobre as transformações do trabalho no Brasil contemporâneo.
O livro já foi lançado em eventos abertos ao público em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Salvador, reunindo centenas de pessoas.
Em O que os Coaches Não te Contam Sobre o Futuro do Trabalho, os autores desconstroem o mito de que todo o trabalhador autônomo é feliz, revelando como, sob o disfarce do “patrão de si mesmo”, milhões de pessoas têm sido empurradas à informalidade, à hiperexploração e à perda de direitos básicos. Com o rigor jornalístico que marca suas trajetórias e a empatia de quem há décadas escuta as vozes dos trabalhadores, Barros e Sakamoto mostram como o Brasil segue sendo terreno fértil para práticas que remontam à escravidão e a outras formas de trabalho supostamente modernizadas sob o discurso da meritocracia.
Em uma análise contundente sobre as transformações econômicas e tecnológicas recentes, os autores mostram como parte dos políticos e do empresariado tem sido protagonista de um processo que esvazia direitos, amplia desigualdades e reconfigura as formas de exploração.
O livro, produzido a partir de textos publicados pela dupla no UOL e na Repórter Brasil, aborda desde velhas violações, como o trabalho infantil, o trabalho escravo e a discriminação de gênero, até novas expressões de precariedade, como o falso empreendedorismo e a submissão de milhões de pessoas a algoritmos e jornadas intermináveis. Diante da emergência climática e da revolução da inteligência artificial, o futuro do trabalho se torna ainda mais incerto e mais injusto.
Ao unir narrativa envolvente, dados contundentes e uma profunda sensibilidade social, Barros e Sakamoto produzem uma obra essencial para compreender o presente e repensar o amanhã.
O que os Coaches Não te Contam Sobre o Futuro do Trabalho é um chamado à reflexão e à ação em defesa da dignidade humana e do valor do trabalho.
Sobre os Autores:
Carlos Juliano Barros é jornalista e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo. Há anos vem se dedicando à cobertura de temas relacionados ao mundo do trabalho. Nessa área, já dirigiu quatro documentários de longa e média-metragem, selecionados para importantes festivais dentro e fora do país. O mais recente deles, “GIG – A Uberização do Trabalho” (2019), produzido pela Repórter Brasil e exibido pela Globo News e pelo Canal Brasil, foi finalista na categoria imagem do Prêmio Gabriel García Márquez. Também é criador, roteirista e apresentador do podcast “Trabalheira/Rádio Batente”, eleito pelo Spotify um dos destaques de 2020. Já colaborou para diversas publicações, como BBC Brasil, Folha de S. Paulo, Rolling Stone e The Guardian. Um dos fundadores da Repórter Brasil e seu gerente de jornalismo, recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistias e Direitos Humanos em duas oportunidades. É colunista do portal UOL.
Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em países como Timor Leste e Angola e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). Fundador e diretor da ONG Repórter Brasil, foi conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão (2014-2020) e comissário da Liechtenstein Initiative – Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos (2018-2019). É autor de Pequenos Contos Para Começar o Dia (2012), O que Aprendi Sendo Xingado na Internet (2016), Escravidão Contemporânea (2020), entre outros livros. É colunista da revista New Internationalist, na Inglaterra, comentarista do Jornal da Cultura e colunista do portal UOL.
O quê: lançamento do livro “O que Coaches não te Contam Sobre o Futuro do Trabalho”
Quando: segunda-feira, dia 23 de fevereiro
Horário: 19h
Onde: Cine Arte Pajuçara


Deixe um comentário