Com apuração e originalidade, os jornalistas alagoanos mostraram como o bom jornalismo, aliado à criatividade e ao regionalismo, pode impulsionar o empreendedorismo no estado. O resultado pôde ser visto nas reportagens vencedoras da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Arte e movimento econômico, inovação e pioneirismo, resistência ambiental e empreendedorismo sustentável foram algumas das temáticas abordadas pelos profissionais. A cerimônia reuniu mais de 200 comunicadores no Buffet & Salão de Festas Chez Marie, na noite de sexta-feira (03).
Neste ano, o PSJ teve como tema “Empreendedorismo com foco nos pequenos negócios” e contou com 109 trabalhos inscritos em Alagoas. Durante a premiação, nove trabalhos foram reconhecidos em quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, além da premiação especial de Jornalismo Universitário. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada pelos jornalistas Beto Macário, Isa Mendonça e Rachel Fiuza. Os primeiros colocados da etapa estadual receberam entre R$3 mil e R$5 mil.
Vencedores
Pelo segundo ano consecutivo, o PSJ premiou a produção de futuros jornalistas na categoria Jornalismo Universitário. O trabalho vencedor foi “Da periferia para a periferia: como a união local e o empreendedorismo transformam realidades em AL”, do estudante Pedro Acioli (Universidade Federal de Alagoas), sob orientação da docente Mayara Wasty Farias.
“Acredito que o diferencial para ganhar esse prêmio não foi apenas contar a história dos empreendedores, mas também a da galera que mudava a vida deles com o projeto Acelera Perifa”, destacou Pedro.
Na categoria Texto, o 1º lugar foi para a reportagem “Ilha do Ferro, da Arte e dos Negócios”, produzida por Roberto Amorim (O Dia). “Estou muito feliz por, depois de várias décadas em sala de aula, estar de volta escrevendo, fazendo jornalismo com apuração. Parabéns a todos que insistem no jornalismo”, disse Roberto.
O 2º lugar ficou com a matéria “Dedos que enxergam: TouchBraille revoluciona educação musical para pessoas com deficiência visual”, de Valdete Calheiros e Lucas França (Tribuna Hoje). “Se não fosse o trabalho pioneiro do professor junto com esses deficientes visuais, a gente não estaria aqui. Então, esse prêmio é para eles e para todos que enfrentam dificuldades para empreender em causas sociais no nosso estado”, afirmou Valdete.
Na categoria Áudio, o 1º lugar foi para a série de podcast “Matriz do Chocolate: uma nova rota econômica e turística em Alagoas”, que abordou, em três episódios, o surgimento da primeira fábrica de chocolates 100% alagoana, a Cacau Matriz. O trabalho foi produzido por João Arthur Sampaio, Ana Carla Vieira, Renee Alves e Fernando Moura (TNH1). “O Prêmio Sebrae nos dá, a cada ano, a oportunidade de sair dos factuais e produzir com dedicação. Estamos muito felizes por sermos bicampeões”, celebrou Ana Carla.
O 2º lugar ficou com o podcast “Caminhos no Negócio”, com três episódios que mostram como a trajetória de uma mulher nordestina transformou um pedaço de terra em símbolo de resistência ambiental e social, no “Eco Rancho Vovô Pakita: O Empreendedorismo que Brota da Terra”, desenvolvido por Lucas Malafaia e Rafael Alves. “Essa história merecia muito ser contada. A Jaqueline é uma batalhadora que venceu pela educação e inspira outras pessoas”, disse Lucas.
Na categoria Vídeo, o 1º lugar foi conquistado pela reportagem “Empreendedorismo do lixo: reciclagem movimenta a economia, transforma vidas e preserva o meio ambiente”, produzida por Maria Maciel, Madysson Weslle, Glauber Rachid, Hannah Copertino, Fernando Moura e Jaelson (TV Pajuçara – Record).
“Quando contamos a história desses empreendedores, também aprendemos muito. Entendemos o nosso papel enquanto jornalistas: trazer esses personagens à cena e mostrar sua importância na cadeia econômica e social”, afirmou Maria.
Maria Maciel e equipe recebem o 1º lugar em Vídeo com a reportagem “Empreendedorismo do lixo”, da TV Pajuçara. Foto: Julio VasconcelosO 2º lugar ficou com a reportagem “Filé do Pontal: identidade, negócio e resistência”, da equipe da TV Ponta Verde – SBT, formada por Lucas Araújo, Manoel Salviano, Paulo Nemézio, Thayla Paiva e Thayse Azevedo. “Procuramos contar a história da Dona Net, uma mulher guerreira e batalhadora, mas também a história de resistência de todo aquele povo. Agradecemos ao Sebrae por nos dar a oportunidade de contar histórias da vida real”, disse Thayla.
Na categoria Fotojornalismo, o 1º lugar foi para “Mulheres de Fibra: do pseudocaule da bananeira ao mercado nacional, o poder do empreendedorismo sustentável no interior de Alagoas”, de Itawi Albuquerque e Pollyana Almeida (Portal Acta). O 2º lugar ficou com o ensaio “A arte que molda Alagoas”, produzido por Edilson de Omena Silva, que integrou a matéria “Foi a arte quem me quis” (Portal Tribuna Hoje).
Itawi Albuquerque conquista o 1º lugar em Fotojornalismo com “Mulheres de Fibra”, no Portal Acta. Foto: Julio VasconcelosCerimônia
Com o tema “Pauta off, Festa on”, a cerimônia de premiação do Prêmio Sebrae de Jornalismo foi uma noite de celebração e reconhecimento aos jornalistas que dão voz aos pequenos negócios em Alagoas. A condução do evento ficou por conta de Adalberto Souza, relações públicas e gerente adjunto de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas, e Nathália Conrado, jornalista integrante da equipe de assessoria de imprensa do Sebrae Alagoas, que reforçaram o papel dos jornalistas como parceiros do empreendedorismo.
Além dos finalistas e convidados, a premiação contou com a presença do superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, dos diretores Keylle Lima e Juliana Almeida, de gerentes, analistas e da equipe de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas, além do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), Alexandre Lino.
“Nós, enquanto Sebrae, estamos aqui para construir histórias de sucesso e de empreendedorismo. E vocês estão aqui para dar voz, imagem e vida a essas histórias. Parabéns e obrigado por tudo que fazem pelo empreendedorismo em Alagoas”, afirmou Domício Silva.
Superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, destaca o papel dos jornalistas na valorização do empreendedorismo no estado. Foto: Julio VasconcelosA gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas, Fabrícia Carneiro, agradeceu pelo engajamento e pela forma como os jornalistas tratam as pautas dos pequenos negócios. O diretor técnico, Keylle Lima, reforçou que fazer jornalismo também é uma forma de empreender, destacando o jornalismo alagoano como símbolo de força e resistência. A diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, agradeceu a participação dos profissionais em mais uma edição do prêmio e desejou sucesso a todos.
“Nós somos resilientes, resistentes e temos grandes profissionais que realmente trabalham pelo jornalismo. Esses trabalhos premiados hoje são prova disso. É um orgulho presidir a nossa entidade e parabenizar cada um de vocês, porque são sensacionais”, finalizou Alexandre Lino.


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