As diretorias de Comunicação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) conquistaram o primeiro lugar em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, realizado em Fortaleza. A premiação foi entregue na sexta-feira (21), durante o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), promovido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ).
A jornalista Janaina Ribeiro, coordenadora de Comunicação do MPE/AL, foi premiada pelo desenvolvimento da campanha #Intolerâncias. A campanha, que competiu com outras 42 iniciativas, destacou relatos de personagens sobre homofobia, racismo e preconceito religioso, mostrando a importância de combater esses tipos de intolerância na sociedade.
O jornalista Maikel Marques, diretor de Comunicação do TJ/AL, também foi premiado. Ele recebeu o reconhecimento pela criação de vídeos que conectam pretendentes a crianças disponíveis para adoção, superando 47 concorrentes de todo o país. O uso inovador de vídeos demonstrou a relevância dessa ferramenta para promover a adoção e aproximar crianças de famílias adotivas.
Além dessas conquistas, a Comunicação do MPE/AL obteve o 3º lugar no Grande Prêmio, o 2º lugar na categoria “artigo acadêmico” e o 3º lugar na categoria “reportagem escrita” com a matéria “Quilombo dos Palmares: 427 anos de história contra o preconceito racial”.
Os dois coordenadores são filiados ao Sindjornal e é com grande orgulho que celebramos suas vitórias.